Povo Macuxi

Roraima Adventures  Segundo Iris Myers, intelectual da época, os Macuxi seriam os Muchikeriens, localizados por D'Abbeville, em 1654 entre o Parima e o Rio Essequibo. Hoje habitando o Nordeste do Estado de Roraima nas áreas de lavrados.

  Os Macuxi tiveram bom relacionamento com os holandeses, como relata Harris Kirke in Twenti Five Years in Bristsh Guyana. London. 1898. (Vinte e Cinco Anos dentro da Guiana Britânica), afirmando que os Macuxi tiveram melhor relacionamento com os holandeses facilitados pela captura de Wapixana em guerras intertribais que eram entregues aos holandeses e estes os agradavam com tecidos de cor vermelha, espelhos e miçangas de vidro coloridas.

  Os Macuxi, são considerados o maior grupo indígena de Roraima. Hoje este grupo chega ao total de 10.000 pessoas.

  Os Macuxi, apresentam uma significativa interação com a vida urbana em todo o Estado. Para Boa Vista, deslocam-se normalmente em ônibus, caminhões, aviões, barcos e outros meios de transporte. Muitos residem na Capital ou nas sedes dos municípios e exercem as mais variadas funções como funcionários públicos federais, estaduais e municipais. Se tratam como "parentes".

  O nome do grupo indígena é que define sua própria língua. Grupo Macuxi = língua Macuxi.

Postagens mais visitadas deste blog

Lendas de Roraima

Conheça a história de Santa Luzia, padroeira de Amajarí

Cavalos Selvagens de Roraima