Povo Wapixana

  São considerados como o segundo maior grupo indígena do Estado de Roraima. Vieram para esta região pelo sudoeste, quando os grupos Caribe chegaram já encontraram os Wapixana.

  As primeiras notícias que se tem dessa tribo são do Século XVIII, em um esboço de mapa registrado por Gravesand, afirmando que os Wapixana (Wapischana) habitavam na bacia do Uraricuera até ao rio Surumu, incluindo a ilha de Maracá. Estes índios tornaram-se inimigos dos demais índios Caribe, pois não aceitavam a invasão em seu território pelo Macuxi. Os Wapixana perderam estas guerras e foram obrigados a recuar.

  Atualmente ocupam áreas distintas no Estado como Serra da Lua, Taiano, Surumu, Cotingo, Rupununi (Guiana), com uma população estimada em 3.500 pessoas (no Brasil).

  Os Wapixana foram um dos primeiros grupos indígenas na região do rio Branco a ser atingido pela colonização. Em 1775, com a construção do Forte São Joaquim do Rio Branco, essa etnia sofreu o impacto dos aldeamentos, visto que era a população indígena predominante nas redondezas do Forte.

  Hoje, é pacífica a convivência entre os dois grupos, Macuxi e Wapixana, existindo inclusive, uma miscigenação expressiva entre os dois grupos.

O grupo Wapixana fala a língua Wapixana.

Postagens mais visitadas deste blog

Lendas de Roraima

Conheça a história de Santa Luzia, padroeira de Amajarí

Cavalos Selvagens de Roraima