MPE entra com nova representação contra Anchieta e pede retirada de institucionais

Ex-governador José de Anchieta Júnior (Foto: Reprodução)

O Ministério Público Eleitoral ajuizou nova representação por propaganda eleitoral antecipada contra o ex-governador Anchieta Júnior (PSDB). Dessa vez, duas empresas de comunicação e até o Estado de Roraima são citados no processo.

Os procuradores eleitorais alegam que, pouco antes de deixar o Governo do Estado, no dia 4 de abril, Anchieta Júnior desencadeou uma verdadeira campanha publicitária utilizando outdoors, anúncios e matérias pagas em jornais, revistas e publicação de noticias em sites oficiais e, em especial, nas redes sociais, inclusive mudando o slogan às vésperas de deixar o cargo. A intenção, conforme a representação, seria enaltecer mais a figura do ex-governador do que as próprias informações dos atos da administração pública.


O MPE produziu um relatório de pesquisas das notícias divulgadas em redes sociais e anexaram à representação. Esperam, com esse material, provar que, “sem o menor constrangimento”, o ex-governador “construiu um cenário maravilhoso e desenhado do Estado de Roraima (segurança, saúde, infraestrutura e educação perfeitos), atribuindo tais supostas conquistas ao seu governo, com o único propósito de, subliminarmente, incutir a ideia de ser o melhor candidato para o Estado nas eleições vindouras”.

De acordo com o processo, as publicações institucionais foram “disfarçadas” porque, na verdade, divulgavam “feitos do então governador”, com promoção pessoal.  

Na representação, o MPE aponta a dificuldade em ter acesso aos contratos do Estado com empresas que realizam as propagandas, que poderiam servir como provas no andamento do processo, uma vez que comprovam a informação sobre os valores pagos. E citou que o Portal da Transparência do Governo fora do ar e a falta de descrição de contrato ou processo administrativo nos encartes distribuídos.

A ação pede a remoção de todas as placas de outdoor e publicidades institucionais com o slogan “O Governo fez. Você pode ver!”, que supostamente estariam vinculadas à imagem de Anchieta, no prazo de 24 horas. Também as publicidades sobre ações sociais, principalmente as que tratam da Saúde Itinerante e entrega de casas populares, bem como a publicidade com suposta promoção pessoal do antigo governador nas redes sociais oficiais do Governo de Roraima.

Folha Web

Postagens mais visitadas deste blog

Lendas de Roraima

Conheça a história de Santa Luzia, padroeira de Amajarí

Cavalos Selvagens de Roraima