Quadrilheiros de Roraima retornam após apresentações em Manhattan

Grupo chegou a fazer 4 apresentações diárias na Grand Central Station. Apresentação será reproduzida no Boa Vista Junina deste ano.

Quadrilheiros de Roraima foram para Nova Iorque apresentar o São João brasileiro (Foto: Divulgação/ PMBV)
Quadrilheiros de Roraima foram para Nova Iorque apresentar o São João brasileiro (Foto: Divulgação/ PMBV)

    Após sete dias de estada na ilha de Manhattan, nos Estados Unidos, o grupo de 20 quadrilheiros selecionados para apresentar a festa do São João brasileiro em solo estrangeiro retornou à Boa Vistana segunda-feira (12). Além de se apresentarem na Grand Central Station, a comitiva visitou pontos turísticos e mostrou um pouco da cultura indígena presente em Roraima ao público.
   Mesmo sem falar inglês fluentemente, o grupo conseguiu passar o 'espírito junino' e a comunicação fluiu com o público. No local da apresentação havia um estande com produtos típicos da Amazônia, como colares feitos com sementes e produtos da cestaria indígena, que teriam feito muito sucesso com o público. Não houve comercialização das peças, pois o edital da Embratur não previa esse tipo de ação.
   Devido à proximidade com a Copa do Mundo, o grupo foi bastante requisitado para fotos durante os passeios, pois carregavam as bandeiras do Brasil e de Roraima. Adultos e crianças interagiam com a comitiva e pediam informações sobre o Barsil e o que era o 'São João'.
   O contrato previa apenas uma apresentação por dia na Grand Terminal Station, mas a pedido da direção da estação o grupo dançava duas vezes por dia e, posteriormente, chegaram a fazer quatro apresentações diárias.
   Depois da experiência no exterior, viabilizada a partir de edital da Embratur e processo de seleção realizado pela prefeitura de Boa Vista PMBV para escolha dos quadrilheiros, o grupo fará a mesma apresentação realizada em Nova Iorque no Boa Vista Junina deste ano.
   A assessoria da prefeitura ressaltou que a intenção é levar o folclore junino cada vez mais para outros lugares, por meio de convênios e parcerias.
A comitiva levou alguns artigos indígenas para apresentar ao público (Foto: Divulgação/ PMBV)
 Do G1 RR

Postagens mais visitadas deste blog

Lendas de Roraima

Conheça a história de Santa Luzia, padroeira de Amajarí

Cavalos Selvagens de Roraima