A novela Império e o Estado de Roraima

Uma resposta a TV Globo!
Artigo publicado no jornal Folha de Boa Vista.

Por: Dolane Patrícia

"A princípio, é necessário deixar bem claro que Roraima não é o fim do mundo! É a minha pátria" publicou Patrícia no Facebook.
    De acordo com o site suapesquisa.com, a definição de pátria é: “o país ou estado em que a pessoa nasceu e que faz parte como cidadão”. Mas, já dizia Aristóteles: "Onde nos sentimos bem, é aí a nossa pátria." É por isso que amo Roraima, mesmo com os defeitos que tem, e que atire a primeira pedra aquele que mora em um Estado que não possui problemas.
   Nasci na Bahia, na Cidade de Itapetinga e tenho muito orgulho disso. Moro em Roraima desde 1993, também a considero minha pátria, porque me sinto bem aqui. Adoro as avenidas largas, a ponte do Rio Branco, as cachoeiras e as belezas do Monte Roraima. Posso estar no Caribe mais rápido do que qualquer outra pessoa que mora em outro Estado da Federação.
   Roraima não é apenas um Estado de rios, não é somente uma área de terra, de montanhas e de árvores (maravilhosas, por sinal), mas é o lugar em que muitos cidadãos de bem escolheram para viver.
No entanto, Roraima saiu de forma negativa em uma novela da TV Globo. Ocorre que existe na mídia um relevante poder e uma grande responsabilidade, principalmente no que se refere à imagem das pessoas, ou até mesmo de lugares, uma vez que a mensagem transmitida chega, em alguns casos, para milhões de brasileiros, com repercussões em outras localidades do mundo, como é o caso da TV Globo, maior rede de televisão do país.
Considerando ainda, que é assistida por aproximadamente 150 milhões de pessoas diariamente, sejam elas no Brasil ou no exterior por meio da TV Globo Internacional, vale ressaltar, que não faço parte desses 150 milhões, não assisto novelas, prefiro os livros, estes sim me fascinam!
A emissora é a segunda maior rede de TV comercial do mundo, atrás apenas da americana American Broadcasting Company e uma das maiores produtoras de telenovelas no planeta, fazendo parte do grupo empresarial Organizações Globo. A emissora alcança 98,44% do território brasileiro, cobrindo 5.482 municípios e cerca de 99,50% da população total do Brasil.” Dados do site museun.tv - BRAZIL - The Museum of Broadcast Corporations. Sobre a Rede Globo no estudo Donos da mídia e wikipedia.org.
 
  Recentemente a TV Globo, através da novela Império, chamou Roraima de “FIM DO MUNDO!” trazendo diálogos do tipo: - “Tudo bem que levasse um tiro. Mas tinha que ser logo em Roraima?”, perguntou a altiva Maria Marta (Adriana Birolli) a um quase moribundo José Alfredo (Chay Suede) no capítulo do dia 27/07/2014 de Império (Veja).
   A novela vinha empolgando muitos, com imagens do Monte Roraima, mas diz sem qualquer pudor que Roraima é o fim do mundo, ao tratar da fortuna adquirida no garimpo e do contrabando de pedras preciosas que fazem parte do enredo.
   Com todo respeito a todos os dirigentes de novelas da Globo, sou muito mais o Estado de Roraima, do que as novelas que a TV Globo exibe, palco da inversão de valores em torno da instituição família, base da sociedade!
   Note-se que nesta mesma novela, “Maria Isis, durante a trama, vai tentar matar sua própria irmã, que será interpretada por Adriana Birolli. José ainda terá uma filha fora do casamento que será interpretada por Leandra Leal.” Sinopse divulgada na internet.
   Homicídios, casos extraconjugais, filhos fora do casamento, famílias destruídas como se fosse algo absolutamente normal, e Roraima que é o fim do mundo? 



Roraima Tem História!

“Em 1890 foi fundado o município de Boa Vista do Rio Branco. Havia o Forte São Joaquim que foi desativado em 1900. Imigrantes nordestinos que fugiam da seca começam a chegar à região no inicio do século. Em 1943 é criado o Território Federal do Rio Branco, proveniente do desmembramento da Amazônia e da união dos municípios de Boa Vista e de Moura. Em 1962 o nome do Território foi modificado de Território Federal do Rio Branco para Território Federal de Roraima. O território ganhou status em 1988, o que injetou novos recursos na região. Os conflitos entre fazendeiros, agricultores, garimpeiros e índios pela posse da terra e pelos garimpos tiveram inicio nos anos 80 e se estendem até hoje.” (site infoescola.com)
  Segundo o próprio Aguinaldo Silva, a sinopse de Império gira em torno de um homem que fica rico de uma forma não muito convencional, pois depois de começar contrabandeando pedras preciosas se tornou um joalheiro.
   Não dava para escrever a história sem denegrir parte de um Brasil que precisa ser respeitado?
   O caso ganhou repercussão nacional, a revista Veja se pronunciou sobre o assunto: "No Twitter, os noveleiros se dividiram entre os que se divertiram com a cena e os que reprovaram a personagem". “Qual a diferença entre levar um tiro em Roraima pro resto do Brasil, kerida (sic)?”, questionou @taynae. (...) sobrou até para a atriz. “Vá ajeitar tua sobrancelha e depois vem falar de Roraima(...).”
    A revista Veja ainda destaca no seu site: “Como curiosidade, vale contar que os atores de Império não chegaram a pôr os pés em Roraima. As cenas em volta do túmulo de Sebastião (Reginaldo Faria), em algum ponto no alto do Monte Roraima, foram gravadas na cidade de Carrancas, Minas Gerais. A montanha real, de 2.734 metros de altura, só é acessível para escaladores experientes e não poderia receber uma equipe de filmagem. Mesmo assim, o monte marca presença nas imagens aéreas deslumbrantes e nos truques de edição da equipe do diretor Rogério Gomes, como um verdadeiro personagem da novela.”
(veja a cena aqui)
   Então está explicado! Estão falando de algo que não viram, que não conhecem e que não respeitam!
    Sendo assim, é bom ressaltar que estamos dentro do Brasil, somos o início desse País e não o fim! Somos brasileiros que também não desiste nunca e “gigantes pela própria natureza!”

*Advogada, Juíza Arbitral, membro da Comissão de Direitos Humanos da OAB e Comissão Especial da Mulher. Facebook: DraDolane Patricia e Dolane Patrícia II. INSTAGRAM: Dradolane_patricia. WhatsApp: 9111-3740. Email: dolanepatricia@gmail.com.Youtube: Dolane Patrícia RR - #dolanepatricia

Postagens mais visitadas deste blog

Lendas de Roraima

Conheça a história de Santa Luzia, padroeira de Amajarí

Cavalos Selvagens de Roraima