Apresentações culturais marcam a Semana dos Povos Indígenas, em Amajarí

   Com o Tema “Expressão Cultural dos Povos: Makuxi, Sapará, Taurepang e Wapichana”, o evento foi realizado nesta quinta-feira (30/04) na Comunidade Indígena Aningal e marcada por apresentações culturais, oficinas interativas e exposição de artesanatos.  Durante o evento, a sociedade teve a oportunidade de conhecer mais sobre a cultura e os costumes indígenas.
   O objetivo é celebrar os nativos do território nacional e refletir sobre suas contribuições para formação do patrimônio cultural do país, além de dialogar com a sociedade os problemas enfrentados pelas comunidades indígenas.
  Grupos Indígenas que participaram do evento (Foto: Isaias Amaral)
 
O tuxaua da Comunidade Aningal, Raildo Sapará, acredita que este contato é importante para a preservação da cultura indígena. “As crianças ainda não tinham visto o índio em seu estado natural, de origem. Durante as apresentações, eles ficaram impressionados com as danças e com os dialetos indígenas”, constatou.
  Sapará avaliou que a Semana dos Povos Indígenas foi uma excelente oportunidade de mostrar a cultura e costumes indígenas à sociedade. “Quem participou do evento, pôde prestigiar um pouco de nossas tradições. Fizemos exposição de nossos artesanatos e comidas típicas”, frisou.
  Também participaram do evento representantes de algumas entidades, a Chefe de Gabinete da Prefeitura de Amajarí, Mitis Mota representou o prefeito municipal, ela destacou a importância de eventos como esse "esse tema é muito importante para nós, pois é um momento em que a gente está resgatando a nossa história, a cultura faz a diferença entre outros povos" ressaltou, a professora do Instituto Federal de Roraima, Campus Amajarí, Edivânia "Conforme o tema trata, a Expressão Cultural dos Povos, é importante como eles colocaram, é um resgate cultural desse povos, bebidas, danças, entre outros, é importante que a escola leve esse tema as crianças" frisou.
 Para o Diretor da Creianp, Elton Barroso "é preciso fazer acontecer! desde 2010 as escolas do município optaram em trabalhar por área de conhecimento, é de suma importância que haja um promoção da Cultura local, as comunidades por si se sentem carente por que houve um extermínio das tradições, as escolas tem o papel de fortalecer as tradições culturais da região" disse.
Da esquerda para a direita, o Diretor da Creianp Amajarí, Prof. Elton Barroso, o representante da comunidade Mangueira, Paulo Temóteo, a Prof. Sheila Santos, a Chefe de Gabinete da PMA, Mitis Mota, o tuxaua da comunidade Araçá, Avelino, o representante dos Correios, Genilton Guimarães e o tuxaua da comunidade Guariba, Adelinaldo. (Foto: Isaias Amaral)

   Outro ponto positivo destacado pelo tuxaua, foi a oportunidade de desfazer a imagem negativa que a sociedade tem dos indígenas. “Não podemos deixar nossas tradições de lado, elas devem ser conhecidas pela sociedade em geral, para que sejam preservadas em documentos e na memória”, disse.
  Ele ressaltou ainda que os indígenas não devem abandonar os costumes e tradições por estarem inseridos na sociedade. “O índio pode ser advogado, médico, engenheiro ou professor, mas sem esquecer-se da origem. Eles não devem ter vergonha de manter essa tradição”, comentou.

(+Fotos) [Isaias Amaral]

Postagens mais visitadas deste blog

Lendas de Roraima

Conheça a história de Santa Luzia, padroeira de Amajarí

Cavalos Selvagens de Roraima