Perigo sobre duas rodas: vídeo mostra motociclistas empinando moto

Não é de hoje que a prática conhecida como “empinar moto” se faz presente entre alguns motociclistas. Em meio às vias públicas, ladeiras, ou estradas de barro estão os simpatizantes deste tipo de pilotagem. Apesar da aparente adrenalina, tal condução pode acarretar problemas ao piloto e à moto.

Na Vila do Paiva (Serra do Tepequém), por exemplo, o problema é mais grave, pois lá os moradores já estão mais do que cansados de pedir providencias junto ao poder público para que esse tipo de prática seja duramente combatida tanto no período festivo quanto nos dias de pico (finais de semana e feriados), além do perigo que correm com riscos de acidentes, as pessoas ainda são obrigadas a aturar a poluição sonora que em dias anormais cresce em níveis alarmantes. Na ultima edição do tradicional 'Festival Serra do Tepequém' a Polícia Militar e o Detran apreenderam várias motocicletas e multaram aqueles que foram pegos praticando tal ato, em 2015 essa prática resultou na morte de um rapaz de 20 anos que ao empinar se desequilibrou quebrando o pescoço ao cair.

  • O que diz a lei

O condutor que for flagrado nestas condições pode receber uma multa no valor de R$ 1.915,40, além da apreensão e suspensão do veículo e da Carteira Nacional de Habilitação (CNH).
Na constituição do Código de Trânsito Brasileiro, há um texto do artigo 175 que avalia esta atitude como “utilizar-se de veículo para demonstrar ou exibir manobra perigosa, mediante arrancada brusca, derrapagem ou frenagem com deslizamento ou arrastamento de pneus”.

  • Funcionamento e afetações

Além da possível detenção e multa, o motociclista pode perder a qualidade do sistema da moto. Ao empina-la, há uma perda na capacidade de desempenho do motor. Quando a roda dianteira permanece inclinada por muito tempo, o óleo do motor para de circular e assim há um desgaste precoce da peça. Com isso, a embreagem é pressionada e perde a vida útil, devido ao constante acionamento. Outra prejudicada é a caixa de marcha, que, devido ao atrito, perde as atividades.
Empinar a moto pode, contudo, trazer riscos ao condutor, pois a possibilidade de queda é maior neste caso. Além de estragar a moto, pagar alto valor em multa, o motorista pode ainda sofrer fraturas muitas vezes irreversíveis. Por isso, conduzir a motocicleta com segurança é a melhor escolha, afinal todo cuidado é pouco.
Postagem sugerida/ Vídeo de 2015.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Lendas de Roraima

Conheça a história de Santa Luzia, padroeira de Amajarí

Cavalos Selvagens de Roraima