Serra do Tepequém - Escritura Urbana

Antigo local de exploração do garimpo nos anos 80, hoje a Serra do Tepequém é um local que Vive do turismo, mesmo com alguns moradores ainda utilizando a exploração de pedras preciosas como forma de sustento.

Texto: Marcelo Seixas

No local não há energia elétrica pública, nem cobertura de celular, e uma das poucas formas de comunicação com outros locais é o telefone público, em frente à escola.
Localizada no município de Amajarí, cerca de 220 quilômetros da capital Boa Vista, até meados de 2007 o único acesso era uma estrada de terra sinuosa com muitos barrancos. Por causa dos deslizamentos de terra em dias de chuva, só era possível trafegar com veículos off-road. Hoje o trajeto é totalmente asfaltado, mas ainda não há linhas de ônibus regulares à região.

A Vila do Paiva é onde o turista encontra as sete pousadas, incluindo uma unidade do Sesc, além dos restaurantes e botequins, todos muito simples, mas aconchegantes. Atualmente dois geradores a diesel com autonomia de 12h cada um são os responsáveis pela energia elétrica, mas na alta temporada não dão conta do alto consumo e muitas vezes as noites e madrugadas são passadas no escuro.

A Serra do Tepequém tem inúmeros atrativos e um riquíssimo artesanato em pedra-sabão. O turista conhece as modificações sofridas pela natureza devido à exploração de diamantes ao longo dos anos. Visitar a Serra do Tepequém em Amajarí é uma experiência ecológica inesquecível, além de proporcionar a realização de caminhadas em trilhas que se completam com lindas paisagens naturais, e próximas a sublimes Cachoeiras.

No percurso, imensos buritizais são avistados e descortinam em belas perspectivas naturais das lindas formações vegetais em combinação perfeita com a fauna existente, espécies de pássaros e macacos, formando um grande painel verde. O local é ideal para a prática do trekking (caminhada), até as cachoeiras do Paiva, Sobral, do Barata e do Funil. O visitante mais corajoso pode se aventurar numa subida ao platô, ponto culminante de toda a Serra, onde terá uma das vistas mais sublimes do vale e da cadeia montanhosa que delimita as fronteiras entre o Brasil e a Venezuela.

Postagens mais visitadas deste blog

Lendas de Roraima

Conheça a história de Santa Luzia, padroeira de Amajarí

Cavalos Selvagens de Roraima